Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Institucional > SUEFI > CODIN - Desenvolvimento Econômico e Cooperação Internacional

CODIN - Desenvolvimento Econômico e Cooperação Internacional

Conheça as atividades da CODIN

Coordenação-Geral de Desenvolvimento Econômico e Cooperação Internacional é responsável por acompanhar e avaliar as políticas, as diretrizes e as ações globais dos organismos e fóruns internacionais de financiamento e desenvolvimento nos quais o Ministério da Fazenda representa o País. A CODIN realiza as atividades de apoio técnico no âmbito da SAIN referentes ao relacionamento institucional e ao acompanhamento das políticas com estes organismos, apoiando a participação da Secretaria e do Ministério nas iniciativas internacionais de financiamento e desenvolvimento.

Grupo Banco Mundial e Novo Banco de Desenvolvimento

É responsabilidade da CODIN, dentro das competências do Ministério da Fazenda, acompanhar planos, programas, estudos e iniciativas de organismos e fóruns internacionais, bem como de projetos de cooperação internacional relacionados ao desenvolvimento e emitir opinião técnica sobre eles, além de preparar subsídios para a atuação de representantes do Brasil e fazer a gestão da estratégia de parceria do País com instituições financeiras internacionais de desenvolvimento, em especial o Grupo Banco Mundial e o Novo Banco de Desenvolvimento, criado pelos países BRICS em 2014.

Autoridade Nacional Designada para o Fundo Verde do Clima

É da competência da CODIN coordenar a elaboração e implementação da Estratégia brasileira para o Fundo Verde do Clima (Green Climate Fund – GCF), apoiando a atuação da SAIN como Autoridade Nacional Designada para o GCF. Exerce o papel de agir como interface entre o país e o Fundo e de comunicar as prioridades estratégicas do país para o financiamento do clima, assim como a comunicação da não-objeção a propostas de financiamento de projetos e programas apresentados por Entidades Acreditadas a serem desenvolvidos no Brasil.

Financiamento Externo

É função da CODIN, no âmbito da Comissão de Financiamentos Externos - COFIEX, apoiar a participação da SAIN nessa instância, que é responsável por planejar, coordenar e supervisionar ações relativas a pleitos de apoio financeiro de fontes externas de interesse de entidades do setor público. Em especial, a CODIN acompanha e supervisiona a avaliação de pleitos de financiamento externo que tenham como financiador os bancos e fundos multilaterais de responsabilidade do Ministério da Fazenda, especificamente o Banco Mundial, NDB e o GCF.

Estrutura da CODIN

A CODIN é composta pela Coordenação de Desenvolvimento Internacional e Sustentabilidade (responsável pelos temas de financiamento do clima) e Divisão de Desenvolvimento e Cooperação Internacional (responsável pelos temas de participação nos bancos multilaterais).

registrado em: ,